O que é SERVIDOR? (para leigos)
- Fernanda Trovão de Noronha
- 15 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Conceito de servidor:
Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.
Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes.
As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância.
Um servidor é uma máquina preparada para gerenciar e processar dados, servindo aos clientes com :
1- Gerenciador de dados :
Gerencia os dados de acordo com a solicitação da demanda, ou seja, recebe a solicitação da informação , confirma se a máquina que solicita é homologada ou não e se for libera a informação solicitada somente para o client que solicitou, evitando assim “gargalos” na rede. ( gargalos são demoras de tempo x resposta devido a limitação do hardware )
2- Centralizador e provedor do serviço da rede:
O servidor centraliza os dados do sistema e dos dados deste sistema em seu HD, e conforme a demanda dos dados e dos níveis de usuários da rede, ele libera as informações o mais rápido.
3- Segurança dos dados:
Rapidez no processamento de dados, disponibilizando hardware com disponibilidade de até 4 processadores ( no nível do nosso contrato de venda volume), alta disponibilidade de discos, chegando até 8 baias em HDs Small Form Factor (SFF) ou até 6 baias em HDs Large Form Factor (LFF); sem contar que temos disponibilidades de espelhar, dividir, fragmentar com segurança ou tudo ao mesmo tempo se assim for do entendimento técnico do técnico responsável pela implementação do projeto.
4- Performance:
Rapidez no processamento de dados, disponibilizando hardware com disponibilidade de até 4 processadores ( no nível do nosso contrato de venda volume)
5- Produzido para funcionar 24 horas por dia x 7 dias por semana:
O servidor, diferentemente de um PC normal, é produzido com uma estrutura de hardware diferenciada, que dá a ele a capacidade de funcionar todos os dias sem ter necessidade de desligá-lo, o que protege o RAID, e dá um maior desempenho no sistema.
6- Maior escalabilidade:
O servidor consegue reconhecer, assimilar, formatar e responder diversas informações simultâneamente, também dispõe de dispositivos que o deixam dinâmico e possibilita que a máquina rode vários aplicativos sem que o mesmo perca desempenho e segurança.
Significado dos termos técnicos
GARGALOS - São demoras de tempo x resposta devido a limitação do hardware.
Small Form Factor / SFF - HD do tamanho de 2,5” tamanho de HD para note book.
Large Form Factor / LFF – HD do tamanho de 3,5” tamanho de HD para desk top.
Espelhar - Copiar todas as informações de um HD para outro.
Fragmentar- Dividir as informações entre os HD’s.
RAID - Redundant Array Independent Disks – São Tipos de formatações usadas nos HD’s que fazem com que o processador reconheça várias unidades de discos como um unico disco.
Comments