Qual é a diferença entre PC e Servidor?
- comercial0136
- 15 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

É comum encontramos estações de trabalho (Desktop), exercendo a função de um servidor. Empresas de pequeno porte, que ainda não tem um departamento de Tecnologia bem desenvolvido, muitas vezes optam por utilizar estes desktops por diversos motivos; financeiros, falta de informação, praticidade, entre muitos outros.
Em um primeiro momento essa decisão pode parecer econômica, porém, a médio prazo a empresa acaba enfrentando alguns dos problemas abaixo:
Como os componentes não foram projetados para um regime contínuo de funcionamento, a máquina começa apresentar diversos problemas; superaquecimento, travamentos, consumo excessivo de energia e muitos outros.
O desempenho e tempo de vida útil dos componentes é significativamente menor;
E por fim, e mais importante, o custo do tempo perdido com os problemas enfrentados, a perda de dados da empresa e outros percalços podem representar 10 ou mais vezes o valor do investimento em um hardware de qualidade;
Os fabricantes de componentes para servidores, realizam exaustivos testes para criar produtos específicos para a operação, onde são levados em conta o tempo de funcionamento do servidor, picos de carga de atividade, consumo de energia, entre outros. Por estes motivos, é recomendável que cada computador de sua empresa seja específico para a função, ou seja, desktop's devem ser utilizados como estações de trabalho e servidores devem ser utilizados como fornecedores de serviços para as estações de trabalho. Com isto você estará utilizando o melhor de cada produto, reduzindo downtime (tempo parado) e gastos com manutenção desnecessárias.
Exemplo: Vamos imaginar duas farmácias concorrentes, FARMÁCIA DO JUQUINHA e a FARMÁCIA VENDO MAIS. Ambas têm quatro computadores na frente de loja para auxiliar os vendedores que totalizam oito pessoas, outras dois computadores para frente de caixa. Então a difernça entre as duas farmácias são:
A FARMÁCIA DO JUQUINHA tem um computador muito bem configurado com bastante memória e um processador de última geração que serve tanto de servidor como computador do gerente da loja. É neste computador que estão todas as informações de estoque, movimentação de caixa, cadastro de cliente e fornecedores, compras e programações de pedidos a comprar, dado dos funcionários, e claro, informações pessoais do gerente da farmácia. Ainda por cima, o computador do gerente está com vírus que está contaminando toda a rede, fazendo com que tudo fique mais lento ainda. Provávelmente o HD deverá ser formatado e todos os dados provavelmente serão perdidos, pois não tinha nenhuma política de backup.
A FARMÁCIA VENDO MAIS tem um computador para o seu gerente e separado no escritório do mesmo um servidor dedicado a todas as informações de estoque, movimentação de caixa, cadastro de cliente e fornecedores, compras e programações de pedidos a comprar, dado dos funcionários.
Enquanto a farmácia do Juquinha quis economizar com o seu servidor, os seus clientes entrama na loja e acabam desistindo de ser atendidos pela demora das informações, pois o gerente está usando sua máquina, e ela não está dando conta de tanta informação solicitada pelas 10 máquinas da loja mais a que ele precisa processar, pois ele recebe a informação e não tendo dispositivos de gerenciamento ele replica para todos os computadores da empresa resposta de cada solicitação.
A farmácia vendo mais esta faturando bem, pois os clientes que entram são atendidos com agilidade e rapidez, tanto pelos vendedores quanto pelas caixas de pagamento.
Ou seja, colocar um computador montado para trabalhar como servidor, é o mesmo que colocarmos 10 pessoas em um banheiro para trabalharem o dia todo trocando informações, chegará um ponto que ninguém entenderá nada e as informações ficarão perdidas, lentas e deixará os dados vulneráveis.

Portanto, a diferença de um computador montado para um servidor é que ele não tem estrutura física e lógica para administrar e gerenciar as informações de um negócio.
Para o caso de você precisar de um servidor porém com baixo valor de investimento, aconselhamos a aquisição destes três modelos de servidores de entrada, com custos à partir de R$ 1.900,00¹
¹ valor para data da publicação desta postagem.
Comments