Licenciamento Windows Server 2012 explicado. O que mudou?
- Fernanda Trovão de Noronha
- 30 de mai. de 2016
- 5 min de leitura
Licenciamento Microsoft Windows Server 2012 explicado

O Windows Server 2012 certamente é o melhor servidor de redes da história da Microsoft. Construído em cima do sucesso incontestável de seus antecessores, o Windows Server 2012 acrescenta ferramentas de virtualização ainda mais poderosas, e integra serviços de nuvem completos, tudo com a já lendária facilidade pela qual a plataforma Windows é conhecida.
Veja agora como realizar o licenciamento do Windows Server 2012 em diversos cenários:
Licença ou caixinha?
O licenciamento Windows Server 2012, é possível adquirir as licenças em caixinha, com DVD e manual (o que a Microsoft chama de FPP – Full Packaged Product), ou de maneira eletrônica (Licenciamento Open, disponível apenas para pessoas jurídicas).
Licenciamento Open
Permanecem as exigências do licenciamento Open: se for a primeira vez que você compra licença eletrônica da Microsoft, a compra inicial é de 5 licenças (você pode misturar qualquer produto Microsoft na compra para compor as 5 licenças. Exemplo: 1 Windows Server 2012 + 3 CALs Windows Server 2012 + 1 Office 2013).
Essa compra dá início a um contrato de 2 anos com a Microsoft, onde sua licença é perpétua, não há necessidade de pagar mais nada, e a licença Open pode ser instalada e desinstalada quantas vezes o cliente precisar. A vantagem do contrato é que, nestes 2 anos, você pode comprar qualquer licença Open em quantidade unitária. Ou seja, se depois da compra inicial, você precisar comprar apenas mais uma CAL, poderá fazê-lo, desde que informe o número do seu contrato Open no ato da compra, para verificarmos se ele está ativo.
Quais as edições do Windows Server 2012 atualmente?
Conforme visto na imagem de abertura deste post, o Windows Server 2012 tem quatro “sabores”, que explicaremos em detalhes abaixo:Windows Server 2012 Datacenter, Windows Server 2012 Standard, Windows Server 2012 Essentials e Windows Server 2012 Foundation.

· Windows Server 2012 Essentials – Esta é a versão mais simples do Windows Server 2012 disponível para venda. É Indicada para pequenas empresas, pois no mesmo preço, já está incluída a licença para um servidor de rede e as licenças para 25 estações (na verdade, o Windows Essentials e Foundation não exigem CALs).As limitações desta versão são: 1) O número máximo de clientes admitidos é 25. Acima disso, é necessário usar as edições abaixo; 2) Não permite virtualização; 3) Não permite acesso remoto. O licenciamento do Windows Server Essentials é, portanto, o mais simples de todos: basta adquirir uma única licença para habilitar um servidor e até 25 estações locais;
· Windows Server 2012 Standard – A versão mais tradicional do Windows Server. É indicada para empresas de qualquer tamanho, que não precisam de serviços avançados de virtualização.A única limitação desta versão é que ela permite apenas duas máquinas virtuais por servidor. Se você pretende ter dezenas de máquinas virtuais por servidor, invista na edição Datacenter do Windows Server. O licenciamento do Windows Server 2012 Standard segue a seguinte fórmula:
o Uma licença do Windows Server 2012 Standard pode ser instalada em um Servidor com até 2 processadores físicos. Atenção para não confundir processador (processor) com núcleo (core). Um Servidor Xeon Quad-Core, por exemplo, tem quatro núcleos, mas apenas um processador físico. Portanto, apenas uma licença do Windows Server 2012 Standard é necessária. Somente no caso do servidor possuir 2 3 (ou mais) processadores físicos instalados (ou seja, um servidor com 2 3 processadores Xeon Quad-Core, por exemplo) (*) é que serão necessárias licenças adicionais do Windows Server Standard para o mesmo servidor;
o Além da licença do servidor, acima, é necessário também que cada estação local que precise acessar este servidor possua uma licença de acesso. Esta licença é chamada de CAL (Client Access License), e é licenciada por dispositivo de acesso. Por exemplo: vamos supor que você possua 10 Desktops, 20 Notebooks e 2 Tablets com Windows 8 Pro, total de 32 máquinas. Não importa se estes equipamentos são usados em 3 turnos, por 90 pessoas (muito mais que 32 clientes, portanto), o que importa apenas é que as máquinas precisarão acessar o servidor. Você precisará então de apenas 32 CALs para licenciar toda a sua empresa. Note que a CAL é apenas uma licença para acesso legalizado ao servidor, você não instalará software algum efetivamente nas estações. Por isso não existe o conceito de “CAL para Windows, CAL para MAC, etc…”. Pelo mesmo motivo, a CAL é a mesma licença para qualquer versão do Windows Server 2012, não existe “CAL para Windows Standard, CAL para Windows Datacenter, etc…”
o Finalmente, se o Windows Server 2012 Standard precisar ser acessado por uma estação remota, de fora da empresa, via Internet, conexão discada, seja como for, além das 2 licenças acima, é necessário também adquirir a CAL de Remote Desktop(antigamente chamada de Terminal Services). Novamente, essa CAL é para cada máquina de fora da empresa;
o Nota: antes do Windows 2012, a Microsoft diferenciava as CALs entre CAL Device (que é a explicada acima) e CAL User, que seria o licenciamento por usuário, permitindo ao cliente final decidir o melhor para o seu caso. Como na prática, quase sempre o licenciamento por dispositivo é mais simples e barato do que o por usuário, esta opção foi extinguida no Windows Server 2012. Agora temos apenas as CALs Device;
· Windows Server 2012 Datacenter – Esta versão é atualmente o topo de linha de servidores Microsoft. Como você pode imaginar pela sequência acima, ela não possui qualquer limitação, e é indicada para empresas de qualquer tamanho, para criação de diversas máquinas virtuais em um único servidor (ou vários).Com o Windows Server 2012 Datacenter, você pode eliminar vários servidores e licenças antigos e concentrá-los em um único e potente servidor, escalável (consulte os servidores indicados para virtualização), de modo a aproveitar todo o potencial de seu hardware, centralizando e melhorando o gerenciamento. E sem usar ferramentas de virtualização separadas ou complexas, tudo é feito a partir da interface do próprio Windows Server 2012 de maneira simples e descomplicada. O licenciamento do Windows Server 2012 Datacenter é idêntico ao Standard, ou seja, licença para 1 servidor com até dois processadores + licença (CAL) por máquina de conexão local + (Opcional) CAL de acesso remoto (Remote Desktop)
Resumo do licenciamento do Windows Server 2012 Essentials e Foundation:

Licenças educacionais e Software Assurance
Assim como praticamente todos os softwares da Microsoft, quase todas as versões do Windows Server 2012 (Exceto Foundation e Essentials) podem ser compradas na modalidade Educacional, que possui 70% de desconto sobre o preço normal.
Importante: somente instituições com registros ativos no MEC podem se beneficiar desta forma de licenciamento.
Já o Software Assurance (SA) é um licenciamento opcional que pode ser adquirido junto com a licença normal. Adquirindo o SA junto com a licença normal do Windows Server 2012, você tem direitos automáticos de upgrade garantidos para qualquer nova versão do Windows Server, por 2 anos, a partir da sua compra. Ou seja, se você compra o Windows Server 2012 + SA em Março de 2013, estará coberto até Fevereiro de 2015. Se neste período, a Microsoft lançar o “Windows Server 2014”, por exemplo, você o receberá automaticamente, sem pagar a mais por isso.
Obtendo o Windows 2008 por Direitos de downgrade
Downgrade, na indústria de software, é o processo pela qual adquire-se a versão atual de um software, para então, solicitar a reversão para a versão anterior do mesmo. Neste caso, a única maneira de conseguir o Windows 2008 atualmente é comprando o Windows Server 2012, e solicitando o downgrade para a Microsoft.

O processo em si é muito simples, e totalmente gratuito: de posse da licença do Windows Server 2012, entre em contato com a Microsoft e solicite a licença do Windows Server 2008. Você receberá o mesmo e-mail com a chave de ativação e link para download, mas para a versão 2008. Note que você não poderá usar as duas versões ao mesmo tempo, o downgrade é uma troca de licenças, portanto, você só pode usar uma ou outra de cada vez, nunca ambas ao mesmo tempo.
E agora que você já sabe qual é o sistema operacional que você precisa, é só entrar e comprar no nosso site:
Ahh, Você ainda não sabe qual quer comprar? Me manda um E-mail:
comercial@clickitsolucoes.com.br
Ou me Liga, se preferir: 21 2676 2450
Bình luận