O que é lousa digital? Como instalar uma? Quais modelos existem no mercado?
- comercial0136
- 30 de mai. de 2016
- 8 min de leitura
Em um mundo onde a tecnologia está em voga, empresas do segmento de ensino buscam cada vez mais acompanhar cada vez mais este movimento digital que estamos vivendo. Para tanto, escolas desbravam este mundo que, na maioria das vezes é obscuro aos educadores mais tradicionais, porém já há uma grande vertente educacional que busca a atualização desta forma de ensinar utilizando as ferramentas tecnológicas para atrair o interesse e a interatividade do aluno com a sua aula.
Segundo Pérez (1978, p.17):
"O encanto característico da imagem provém de seu imediatismo. O imediatismo das imagens, como representação do mundo e dos seres, é o que produz um choque direto na afetividade e sensibilidade do consumidor de imagens. As imagens nos oferecem informações concretas, polimorfas e vivenciais (...). As imagens chegam a dominar o homem em seu próprio inconsciente. Impulsionado a todo o momento pelo imediatismo das imagens e dos sons, o homem moderno se converteu num consumidor satisfeito com o encanto da imagem. Essa força das percepções e dos choques afetivos tem uma poderosa influência que escapa ao controle dos métodos tradicionais de aprendizagem."
Então a Lousa digital vem como ferramenta para auxiliar esta nova forma de educar!

Na figura há o exemplo do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, que, após sucesso na utilização da ferramenta digital (lousa) nos laboratórios de informática em 2004, decidiram dar um passo a favor dessa interatividade: reformaram dezesseis das setenta salas do prédio mais antigo da escola com o novo modelo, no ano de 2006.
Porém há um grande desafio para estas empresas educacionais que, normalmente, são as dúvidas na hora de adquirir uma lousa digital, como instalar, e o que precisa para seu funcionamento.
Quais, entre tantos modelos ofertados no mercado, é o ideal para minha instituição de ensino, e como introduzir esta tecnologia no meu corpo docente.
Então elaborei um tipo de guia para compradores, diretores, pedagogos, gerentes de TI educacionais, ou curiosos que estejam pesquisando sobre lousa digital que abordará desde o seu conceito, tipos de tecnologias disponíveis no mercado, infra-estrutura mínima para instalarmos uma lousa digital. Com isto a Click IT espera auxiliar a compra de seu equipamento.
O que é lousa digital?
A Lousa digital é um dispositivo de interface humana usada para comandar o computador como um grande monitor interativo (touchscreen) diretamente na área de projeção, e quando desligada há alguns modelos ( não são todos) que se tornam 'quadro-negro'. Seu tamanho pode variar de acordo com os modelos disponíveis no mercado que variam de 75 a 100 polegadas, variando de fabricante para fabricante, pois não há uma norma regulamentadora para este produto no Brasil.
Um fator muito importante da lousa digital é o seu tamanho, uma vez que haverá a necessidade de acessarmos integralmente as suas dimensões ( largura e altura da projeção ). Muito importante esta informações, pois a lousa digital irá receber a projeção interativa de um software (que a acompanha) cujo possuirá menus de acesso para o bom desempenho da aula, por isto é muito importante instalarmos este produto em uma altura máxima onde os educadores possam alcançar! O que neste caso vale dizer que nem sempre quanto maior melhor! Principalmente se a sala de aula for para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, pois os alunos (que são de pequena estatura) podem interagir em suas atividades em aula.

Foto retirada do site da escola de Educação Infantil Elias Moreira
O que é preciso para instalar uma lousa digital ?
Precisamos ter em mente que a lousa funcionará como um grande monitor projetado, como já dito acima.
Precisaremos de um fundo para a lousa digital que varia de acordo com o modelo da mesma ( veja abaixo os tipos de tecnologias fabricadas);
Usaremos canetas ou dedos, de acordo com o modelo escolhido ( vide abaiso os modelos de canetas conforme os tipos de tecnologias fabricadas);
Software da lousa digital para realizar os comandos e executar as aplicações desejadas;
Se ela é um 'grande monitor' ela precisará de um computador ( Desktop, Notebook, NUC...)
Como é um 'grande monitor projetado' precisará também de um projetor ( CLICK AQUI E LEIA NOSSA POSTAGEM SOBRE COMO ESCOLHER PROJETORES EDUCACIONAIS)

É importante abordarmos que dependendo do modelo da lousa escolhida, haverá necessidades de sistema operacional compatível e também configuração do hardware, no caso do desktop ou notebook do professor.
Tipos de tecnologias fabricadas para lousas digitais:
A. Lousa com membrana resistiva: Este tipo de lousa pode ser utilizada tanto caneta como também pode ser escrita com a utilização dos dedos. O reconhecimento do toque é feito pela pressão que a pessoa faz em cima da lousa digital. É considerada uma lousa barata, porém de baixa qualidade o que pode trazer riscos e problemas na utilização num curto período de tempo, além do fato de normalmente reconhecer apenas um ponto por vez (one touch).
Pontos a serem observados : Este tipo de lousa utiliza um material com base de polímeros para o revestimento que pode ser danificado facilmente por qualquer tipo de material pontiagudo (estiletes, tesouras, ponteiras de canetas, etc...), também não possui nenhuma forma de limpeza contra riscos, logo se alguém escrever com qualquer tipo de caneta nesta superfície, não será possível remover os riscos, ficando permanente no fundo branco ( com qualquer tipo de escrita), o que atrapalhará as projeções futuras e danificará o produto.
B. Eletromagnética: Este tipo de lousa trabalha em um formato diferente da lousa resistiva, ao invés de detectar a pressão em cima do material, elas reconhecem as escritas através de campos eletromagnéticos espalhados pela lousa, através de uma 'trama de condutores' em alumínio que formam um plano cartesiano que são reconhecidos pelos ponteiros das canetas que acompanham esta lousa, logo estas canetas possuem tecnologia de reconhecimento para poder realizar os comandos das imagens projetadas. Estas canetas com ponteira inteligente torna este acessório um item caro, caso seja perdida ou usada de forma incorreta cuja garantia não esteja coberta pelo fabricante. Infelizmente para essas lousas o dedo ou outro tipo de material não irão funcionar.
No entanto a lousa eletromagnética leva grande vantagem em relação a lousa com membrana resistiva no que tange a qualidade da escrita, pois o reconhecimento é mais preciso e a mesma tem capacidade para até dois toques simultâneos. Desta forma elas acabam custando mais caro devido ao tipo de tecnologia.
Pontos a serem observados : Este tipo de lousa utiliza uma trama de alumínio em pontos de 10cm x 10 cm cobertos por um material com base de polímeros para o revestimento, este tipo de revestimento pode ser danificado facilmente por qualquer tipo de material pontiagudo (estiletes, tesouras, ponteiras de canetas, etc...) no caso de um corte, por exemplo, a área danificada corresponderá a um quadrado de 10x10 por trama de alumínio atingida, nestes pixels de alumínio não será mais reconhecido nenhum tipo de toque, ficando a projeção preta ( como quando temos pixel queimados em nossos monitores), também não possui nenhuma forma de limpeza contra riscos, logo se alguém escrever com qualquer tipo de caneta nesta superfície, não será possível remover os riscos, ficando permanente no fundo branco ( com qualquer tipo de escrita), o que atrapalhará as projeções futuras e danificará o produto.
C. Laser Scan (Ópticas): Este tipo de lousa é conhecida como lousa portátil, e é fabricada com sensores ópticos espalhados pelas laterais da lousa digital. Ao contrário da infravermelha e da resistiva, o reconhecimento é feito de forma óptica, não necessitando de canetas com ponteiras inteligentes, as chamadas 'canetas burras' ( que torna este acessório muito mais barato em relação aos da tecnologia eletromagnética. Basicamente o aparelho é instalado em um ponto de projeção, isso irá mostrar ao software onde é o ponto que está sendo pressionado e será mostrado na lousa.
Este tipo de lousa pode ser fixada em paredes com fundos brancos, mas muitas escolas preferem fixá-las em lousas de fundo branco, o que possibilita o professor utilizar esta base como 'quadro-negro' escrevendo suas informações posterior ao uso deste material. Este modelo reconhece até dois pontos simultâneos.
Pontos a serem observados : Este tipo de lousa é de fácil utilização, pois uma vez fixada e calibrada, desde que não seja movido o projetor e a palheta do scaner, não será necessário calibrá-la novamente. Caso o uso desta seja para fins móveis, deverá ser calibrada toda vez que utilizá-la, o inconveniente é ter que fixar a mesma com fitas dupla face que possuem uma excelente aderência para posterior ao uso retirá-las. Aconselhamos que seja fixado uma plaquinha de metal onde irá ser usada, pois muitos modelos possuem imã para fixação. Há modelos que são em formato de triângulos utilizados no canto superior da direita do objeto projetado, ou então em barras que devem ser colocadas na lateral esquerda de forma centralizada a 4 cm de distância do tamanho da tela projetada. Estes modelos por terem seus preços mais acessíveis e por serem utilizado com base de quadro-negro agradam mais por causa do seu custo benefício e pela quase nulidade de manutenção devido a mal uso do fundo projetado.
D. Infravermelha: Este modelo possui dois tipos chamados como velha e nova geração.
Os modelos da velha geração normalmente não é possível a utilização dos dedos ou canetas burras. Apenas canetas com ponteiras inteligentes que são fornecidas pelo fabricante. Cada caneta também necessita de uma bateria (pilhas) para que a escrita seja reconhecida pela lousa digital. Devido a isso, o preço delas é mais baixo porém como acontece na eletromagnética, você têm o risco de perdê-las, e uma caneta especial nova, não é nada barata. Alguns fabricantes conseguiram criar infravermelhas sem a utilização de canetas, tenha cuidado e pesquise antes de comprar caso a tecnologia utilizada seja a da velha geração.
Já os modelos da nova geração utilizam tanto canetas como dedo para reconhecimento, possuem sua base em cerâmica o que dá uma garantia contra riscos e manchas de 5 anos garantido por alguns fabricantes. Possuem apenas 2 leds de infravermelho e possuindo um sistema de câmeras o índice de manutenção deste modelo é práticamente nulo. O que garante um investimento seguro e de longo prazo. Nesta nova geração ainda possuímos a opção do modelo CVV, que utiliza sensores de alta precisão para o posicionamento touch screen tipo multitoque, permitindo a utilização de mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Além de possuir 99% menos LEDs qua a velha geração de lousas infra-vermelho por moldura.
Pontos a serem observados: Este tipo de lousa é fornecida por vários fabricantes, cada um com um produto de superfície específica, nem todos possuem tecnologia cvv e maior parte deles não garantem mais do que um ano de garantia. Pesquise antes de comprá-la!
E. Lousa Digital com TV embutida: Como pode-se esperar de uma lousa dessas você não necessitará de um projetor para mostrar a imagem, e em algumas delas também não necessitará nem mesmo de um computador, pois já possuem todo o hardware instalado. Este tipo de lousa tem seu custo mais elevado, no entanto, elas eliminam problemas como sombra na projeção da imagem, uso de computadores... Este tipo de Lousa é muito utilizado atualmente para tele-jornais para apresentações de tempo, futebol e trânsito. Seus modelos mais comuns possuem 60 polegadas, o que fica bem menor do que as outras lousas e seu preço bem mais elevado. Estes equipamentos são normalmente importados e possuem um prazo de entrega bem extenso.
Pontos a serem observados: Este tipo de lousa é o que há de mais moderno e interativo! Apesar de ser um excelente produto, por ser importado seu preço é baseado na flutuação cambial do dólar, o que eleva seu custo!
Depois de ler todas estas informações está esperando o quê? Dá uma passada no nosso site e veja nossos modelos de lousas digitais!
Agora, se tu tens alguma dúvida e quer conversar comigo, me ligue 21 26762450
Se preferir me mande um e-mail que serei rápida em te responder!
!! Vale a pena ler também !!
Artigo: 13 mitos sobre lousa digital: Desmitificados
Blog: Braox
Link: ( http://www.braox.com/blog/mitos-da-lousa-digital/ )
Artigo: 8 motivos para utilizar tecnologia em sala de aula
Site: Positivo
Link: ( http://www.positivoteceduc.com.br/em-pauta/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao/ )
Artigo: A Lousa digital no ensino fundamental I: Formas de utilização no ensino de matemática.
Postado por: Mariana da Silva Nogueira Ribeiro
Link: ftp://ftp.ifes.edu.br/cursos/Matematica/EBRAPEM/GDs/GD06/Sessao2/Sala_C1/383-1623-1-PB.pdf
Comments