top of page

Projetores com foco em educação, como escolher?

  • comercial0136
  • 30 de mai. de 2016
  • 11 min de leitura

Sempre que vamos comprar um produto, independentemente de qual seja, é sempre bom que tenhamos uma diretriz técnica de como é seu funcionamento ideal. Por isto vamos prestar uma pré-consultoria para a escolha ideal do projetor de acordo com os modelos disponíveis no mercado para nortear a sua decisão para uma melhor compra.

Aviso: Não tenha preguiça de ler todos os detalhes desta postagem,pois cada informação contida é interligada com a outra que resultará em um produto final que estás procurando!!

Há três tipos de projeção:

  • PROJEÇÃO EDUCACIONAL

  • PROJEÇÃO CORPORATIVA

  • PROJEÇÃO HOME

Para cada uma destas projeções há diversos modelos e alguns fabricantes que dispõe de excelentes ofertas!

Mas como escolher?

Tenha em mente que as necessidades da sala de aula são muito específicas e devem ser todas levadas em consideração! A principal delas é seu público alvo, ou seja, os telespectadores da projeção (alunos), que possuem uma mistura de necessidades individuais e que devem ser levadas em consideração pelos educadores e escola! Então você deve saber como quer a projeção e como quer ela projetada por público alvo, por isto antes de começarmos a analisar tecnicamente o produto como um simples projetor, gostaria que você como decisor do produto que colocará em sua sala de aula dividisse sua necessidade especificamente por:

  1. Ensino fundamental I, ou anos iniciais de alfabetização.

  2. Ensino fundamental II, ou anos de 5º ao 9º ano.

  3. Ensino médio, ou 2º grau.

Assim como você divide seu lay-out de sala de aula por séries, separando as salas por turnos de manhã e tarde apenas para determinadas turmas ( até porque um aluno de 9º ano que estuda pela manhã não se sentirá bem em estar em uma sala de aula cheia de florzinhas e trabalhinhos de criancinhas ) assim será o nível da projeção que você disponibilizará para sua sala de aula, diferenciando a altura da projeção principalmente se você estiver usando lousas digitais com softwares educacionais interativos, elevando a experiência do aluno para outros níveis!

Necessidades específicas dos alunos por ano de ensino:

Ensino fundamental I - Normalmente são crianças pequenas, que não alcançam o topo de um quadro negro, tão pouco se forem chamadas para interagirem na lousa conseguirão alcançar, sem o auxílio de uma cadeira, as dimensões da metade do quadro negro para cima. Sendo assim várias escolas tem insistido em executar suas instalações de projetores na mesma altura e medida em que instalam para alunos do ensino fundamental II e médio. Isto fará com que o professor coloque o aluno para interagir no quadro sobre uma cadeira ou algum tipo de púlpito móvel, colocando assim a criança em risco ( já pensou se o filho do seu cliente acaba por cair e se machucar? ). Devemos pensar nestas séries iniciais de forma salubre tanto para o aluno quanto para o professor. Tendo em vista que não podemos fazer com quem mais irá usar o quadro-negro, o professor, tenha que ficar escrevendo em postura insalubre. Há um meio termo para isto e que nosso departamento comercial consegue lhe auxiliar facilmente!!

Ensino fundamental II, ou anos de 5º ao 9º ano- Normalmente são crianças que estão crescendo e aprendendo a se tornar exigentes frente ao serviço prestado pela escola. Apesar de não serem nem grandes e tão pouco aceitam ser consideradas 'pequenas', elas também não alcançarão uma projeção muito elevada, como as que do ensino médio suportam. Estes são o público mais difícil de integrar dentro de um quadro de acessibilidade dentro de uma sala de aula, pois começam a querer interagir no quadro-negro com o professor, gostam de mostrar o conhecimento que adquirem, são mais participativos e interessados e que querem conteúdos diferenciados e grande conexão ao mundo digital. Porém nesta fase da vida, há os que já estão ficando mais altos e os que ainda estão baixinhos. Há que se fazer uma calibragem muito específica para que o meio termo agrade a todos sem distinção! Para isto e que nosso departamento comercial consegue lhe auxiliar facilmente!!

Ensino médio, ou 2º grau- São os típicos alunos padrão. Quando falamos em padrão estamos nos referindo que sua altura está mais próxima da altura do professor, e em alguns casos eles chegam a ser maiores que os mesmos! Nas épocas de giz, cansei de ver professor pedindo aos meus colegas ( já que não fui privilegiada com altura) para que apagassem os escritos do professor anterior a sua aula e que usou a parte superior do quadro, onde a professora do período seguinte não alcança!

Estes alunos já tem dois grupos que se destacam em sala:

Grupo 1: Os que estão obrigados a estarem ali e que cabe ao educador trazê-los para 'dentro da matéria' fazendo verdadeiros malabarismos

Grupo 2: Os que seguiram seu interesse e gostam de ser participativos em sala e admiram suas notas máximas (ou a melhor nota que conseguir)! Portanto a projeção é padrão para estas turmas, sem muitos detalhes, pois o professor consegue chamar a atenção de todos com conteúdo interessantes e atraentes.

OBS: Em ambas as turmas, a direção da escola e o corpo técnico que dá o aval para a compra de um projetor, devem levar em consideração que há diversos alunos com deficiências visuais, desde as mais simples como estigmatismo e astigmatismo, até as graves como miopias e dificuldades severas de visão ( já que estamos caminhando cada vez mais para turmas mistas e com alunos portadores de necessidades especiais), desta forma devemos levar em consideração que o projetor mais barato, no caso de educacional, irá proporcionar uma experiência aquém do que os alunos precisam pois temos um ambiente iluminado e que precisa de luz para que os alunos possam ler, copiar e executar o solicitado academicamente. Sem contar que há o fator 'luz no olho do professor por um longo período de exposição' o que pode causar lesões na retina. Bem como o fator sombra do professor no objeto projetado, ou sombra do aluno na interatividade do aluno em uma aplicação com lousa digital + software educacional. Então neste caso, não adianta a escola chegar pedindo o projetor mais barato, pois o mesmo não terá a quantidade de lúmens suficiente para projetar uma imagem nítida com a luz ligada, tão pouco conseguirá ter uma tamanho de tela para média e grande projeção ( de 60" a 100" ) a uma pequena distância do quadro-negro.

A seguir analise as seguintes dicas e monte os perfis de suas salas de acordo com seus usuários e também de acordo com o seu tipo de ambiente, valor de investimento, tamanho e tipo de projeção.

DICA 1: O projetor irá interagir com lousa digital ou somente irá servir para projeção?

Somente projetar!

Se sua necessidade de projeção para sala de aula é a de apenas projetar imagens, ppt, sem a necessidade de interatividade, tenha em mente a quantidade de Lúmens mínimos para que o ambiente da sala não fique escuro para que o aluno possa ler a informação projetada pelo professor e ao mesmo tempo possa fazer as anotações devidas em seu caderno, livro ou apostila! Escolha projetores com interatividade wirelles, isto possibilitará maior mobilidade do seu professor que estará conectado ao projetor através de um computador, notebook, tablet ou até mesmo o celular sem que tenha que ficar imóvel em sala de aula! Também escolha uma projeção que não cause sombra na tela caso o professor esteja próximo a tela projetada para apontar algum detalhe da explicação (esta última, caso esteja com um equipamento benq com kit dongo wirelles poderá fazer através do seu dispositivo do local onde estiver sem precisar se aproximar da tela projetada). Lembrete: Abaixo vamos lhe dar as explicações técnicas e características dos termos utilizados, não se preocupe!

Interagir com a lousa digital!

Neste caso temos vários detalhes que não podem passar desapercebidos pela sua decisão de compra, e os cenários que se apresentam de acordo com a sua necessidade irão exigir ainda mais de um projetor ideal para sua escola!!

Para que a lousa digital funcione bem há a necessidade de precisão da projeção para que o software da lousa consiga captar a imagem projetada sem a sombra e isto evite aquela expressão dos novos usuários desta tecnologia (no caso os professores e alunos) dizendo que este novo investimento é uma porcaria! O ideal para as lousas digitais são projetores de ultra curta projeção (UST- Ultra Short Throw) porém dependendo do tamanho de sua escola o investimento pode ficar fora do seu valor de investimento por sala de aula. Porém não conseguimos fugir dos modelos de curta projeção, que são os Short Throw, que mesmo minimizando as sombras, elas ainda existirão na projeção executada.

Os projetores Short Throw e Ultra Short Throw são desenvolvidos justamente para esta finalidade educacional e para minimizar o efeito sombra do apresentador sobre o quadro projetado, isto dará maior performance do software da lousa digital.

Nota: Caso sua escola esteja adquirindo a lousa digital juntamente com o projetor, aconselhamos a leitura do nosso post sobre lousas digitais:

LOUSA DIGITAL | QUAL É O MELHOR MODELO DE LOUSA DIGITAL PARA SE COMPRAR ( conceito sobre lousa digital, modelos, como definir sua necessidade )

Neste caso a sombra do aluno está ocultando comandos do software da lousa digital, perdendo então a precisão de toques na mesma em seus comandos de uso.

Dica 2: Tipo de instalação do projetor (se teto ou mesa) e como será feito o cabeamento e ligações elétricas deste equipamento.

Normalmente as escolas tem por abito instalar os projetores em teto. E este é o cenário ideal para sua finalidade, tendo em vista que na sala de aula a projeção não deve causar sombras, e esta é a maneira mais eficaz de eliminá-las, porém há escolas que optam pela projeção de mesa, se fazendo valer de um equipamento para várias salas de aulas, e com isto acabam adquirindo juntamente com os projetores os chamados carrinhos de projeção.

Projeção de mesa: Ideal para instalações de baixo custo, onde não haverá necessidade de gastos para fixação de suporte e tão pouco cabeamentos longos e elaborados. Este tipo de projeção não é recomendado para grandes salas e ou salas que usem da projeção com interação de lousa digital. Também não é recomendado para auditórios e ambientes iluminados. Esta projeção deve ser utilizada apenas por pequenas salas de aula e ou por escolas com recursos limitados para a aquisição do material de projeção.

Projeção de teto: É a projeção mais recomendada para grandes salas de aulas,e auditórios, onde há a necessidade do menor índice de sombra sobre a projeção e ou maior tamanho de polegada por tela projetada.

Neste tipo de projeção há de se levar em conta que a solução não é apenas a compra do projetor e sim uma série de outros acessórios e contratação de serviço de mão de obra para a instalação, são eles: Suporte para projetor, parafusos de fixação do suporte, cabos extensores de força e de saída de vídeo (XVGA, VGA ou HDMI) bem como contratação de um profissional de instalação deste serviço para que execute as perfurações, instalações físicas e para calibrar a projeção de tela de acordo com a sua necessidade de projeção.

Dica 3: Tamanho da projeção em polegadas e distâncias ideais de instalação para alcançar a projeção desejada.

Esta informação é essencial para qualquer comprador de projetor! Pois praticamente é o que definirá qual modelo de projetor será opção de compra!

Se eu quero projetar uma tela de 100" porém a profundidade da minha sala é de 2mt, a fixação do projetor será no teto, este produto deverá ser Short Throw ( curta distância).

Porém se estou em um auditório que exigirá uma projeção de 200" a 400" de projeção, com fixação no teto, cuja iluminação é ideal para grandes projeções, devo selecionar um produto que tenha a quantidade de lúmens necessária para a qualidade de projeção.

O tamanho ideal de projeção para sala de aulas são:

  • Ensino fundamental I - Mínimo 60" e Máximo de 78"

  • Ensino fundamental II - Mínimo de 78" - Máximo de 100"

  • Ensino médio e universidades - Tamanho ideal 100"

Então como posso testar os modelos ideais com minhas variáveis de instalações?

Já postamos neste blog uma ferramenta fornecida pela BENQ, uma das maiores fabricantes mundiais de projetores, que se chama CALCULADOR DE DISTÂNCIA.

Leia nosso post de como utilizar a calculadora de distância para projeção:

PROJETOR | CALCULADORA DE PROJEÇÃO PARA AUXILIAR A INSTALAÇÃO DO SEU PROJETOR

Este post irá auxiliar na sua decisão do modelo, e nas medidas de instalação e fixação do seu projetor.

Dica 4: Quantidade de Lúmens para sua projeção.

“Lu”... o quê?"

Lúmen é uma quantidade de medida relacionada à óptica, a qual quando relacionada a projetores serve para definir o quão boa uma imagem projetada será e o quanto o ambiente deverá ser escurecido para garantir boa visibilidade. Para você ter uma ideia melhor: uma vela gera 14 lumens, o pôr-do-sol 400 e o sol a pino cerca de 100.000 lumens.

É possível encontrar no mercado projetores com 500 até 3500 lumens, sendo que projetores abaixo de 1000 lumens são os mais baratos, mas requerem um ambiente bastante escuro e uma distância pequena da parede até ele. Entre 1000 e 2000 os projetores são capazes de exibir imagens de alta qualidade desde que em ambientes não muito claros, enquanto projetores com mais de 2000 lumens não precisam que o ambiente seja escurecido para exibir imagens em alta qualidade, porém são os mais caros.

Vale resaltar que a quantidade de Lúmens está diretamente relacionado com a Luminosidade do ambiente - Ou seja, quanto maior o número de ANSI Lúmens o projetor tiver maior será a capacidade que ele terá de projetar em ambientes mais claros. Um projetor com 800 ansi lúmens NUNCA pode ser considerado pior ou melhor do que um de 3000 ansi lúmens, e sim se ele é ideal para o ambiente projetado!

Dica 5: Outros características importantes para sua tomada de decisão.

Há uma grande quantidade de especificações técnicas que irão determinar qual será o projetor ideal para sua empresa. Para que você possa entender um pouco e básicamente sobre as mais importantes listo abaixo por especificações para que possa utilizar na definição do seu produto.

Resolução - É a quantidade de pixels que o projetor irá disponibilizar, como na televisão, quanto maior o número de pixels maior a definição da imagem, logo quanto mais melhor. Normalmente vem como SVGA, XGA, UXGA (WVGA, WXGA - WideScreen) e assim por diante.

Contraste - O contraste determina a qualidade de projeção em cenas mais escuras, dando uma maior definição para os tons pretos e seus detalhes. Um projetor com baixo contraste reproduzirá, por exemplo, uma cena noturna onde o ator está vestido com um terno preto, os detalhes do traje ficará sem nenhum detalhe dando a impressão de que o mesmo está vestido com uma roupa simples feita com um tecido uniformemente perfeito (as vezes ele até se mesclará a uma sombra escura). Se o ator tiver o seu cabelo preto ficará parecendo que ele colocou uma touca preta perfeita. Já em um projetor com um nível de contraste alto, ou até mesmo full HD, o espectador da cena conseguirá identificar todos os detalhes da roupa e do cabelo, mesmo na negritude do ambiente ao redor do ator.

Tempo de resposta - É expressa em milissegundos , e determina o tempo em que um pixel levará para trocar da cor branca para a cor preta, por exemplo. Projetores considerados bons possuem tempo de resposta de mais ou menos 12ms.

Progressive Scan - Para entender a técnica da Progressive Scan, ou varredura de imagem, devemos entender sobre o Interlaced Scan, ou vídeo entrelaçado. Neste o aparelho faz a "leitura" da imagem usando a varredura de linhas ímpares e pares. Conforme o tamanho da tela aumenta, é possível notar alguns problemas na formação de imagens, algo que talvez você até já tenha percebido, como distorções nas linhas que incomodam o espectador.É uma técnica desenvolvida para resolver o problema da nitidez da resolução da imagem. Enquanto o vídeo entrelaçado faz a varredura mostrando primeiro as linhas ímpares e depois as pares – exibindo apenas metade de resolução da tela a cada quadro . Já o Progressive Scan apresenta em uma só varredura todas as 480 linhas de resolução da tela a cada quadro, resultando em imagens mais nítidas, apesar de não ocorrer um aumento real de resolução. No processo de varredura (scanning) onde as linhas pares e ímpares são combinadas e reproduzidas ao mesmo tempo para formar um quadro, como se fosse uma fotografia quadro a quadro. Veja abaixo as diferentes imagens:

Tipo de projeção- Outro fator muito importante é se ele é DLP (chip DMD- micro espelhos), LCD (cristal liquido), LCoS (cristal liquido em silício), as mais novas e caras tecnologias SXRD (Silicon X-Tal Reflective Display) e D-ILA (Direct Drive Image Light Amplifier - baseado no LCoS), e os antigos porém excelentes projetores CRT (tubo de raios catódicos) porém seu preço de investimento elevado acaba inviabilizando sua compra. Como consultoria comercial, normalmente e particularmente, gosto muito de indicar projetores que usam a tecnologia DLP ( que são fabricados pela BENQ ) por possuírem ótimo contraste, resolução e excelente relação custo-benefício. Além do que os projetores DLP superam os projetores LCDs onde os pixelsão mais visíveis.

Conexões DVI e HDMI - São conexões digitais que melhoram a performance da imagem projetada para HD ou full HD alinhados com o tipo de resolução. Na prática, o que quero dizer é que não adianta você ter um projetor Full HD e usar um cabo SVGA ou XVGA, por causa do tipo de transmição e a diferença de pinagem.

Bem, agora que você já sabe o que deve comprar, faça cotação em nosso site:

www.clickitsolucoes.com.br

Se mesmo assim você tem dúvidas sobre qual projetor comprar, por favor, não se acanhe em me enviar um e-mail para comercial@clickitsolucoes.com.br ou me dê uma ligada para 21 2676 2450.

Grande abraço,

Fernanda Trovão de Noronha


Kommentare


Prezado leitor, recebi sua mensagem com sucesso! em até 24 horas irei te retornar. Abraço, Fernanda.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page